sábado, 5 de março de 2016

Como montar seu horário de estudo?

Olá galera, tudo bom com vocês?

Depois de dias sem postar, cá estou eu para falar sobre um dos assuntos mais presentes na minha vida atualmente: estudos.
Eu tenho estudado muito todos os dias e acho que isso é mega importante quando a gente sabe que o curso escolhido é difícil e concorrido. A única forma de não fazê-lo impossível é estudando mesmo!
Por isso, hoje eu vim mostrar pra vocês como eu montei o meu horário de estudo e ajudar vocês a montar o de vocês.

Como eu ainda estou na escola, vou ensinar vocês a montarem a partir disso, ok?

mural do mês.:

Passo 1: Faça uma tabela usando o word, o excel, ou qualquer outro programa que você tem no seu computador. É muito fácil, quase não leva tempo e se você não sabe, pode aprender nesse site da maneira mais rápida.

Passo 2: Feita sua tabela, coloque os horários que vai usar e os dias da semana. Eu fiz duas tabelas diferentes, uma para os dias úteis e outra para sábados e domingos. Minha dica para os horários é botar de meia em meia hora, pra não ter problemas nas hora de agendar suas tarefas.

Passo 3: Estabeleça seus compromissos das tardes dos dias úteis. Por exemplo, como eu estudo de manhã, só tenho a tarde e a noite livre, mas terça e quinta são exceções, porque passo o dia todo na escola. Então antes de separar as matérias de cada dia, já deixo na tabela que das 7h15 a 13h de todos os dias não posso estudar, e que das 14h as 18h de terça e quinta também não.

Passo 4: Nos horários em que não pode estudar, coloque um "-" na tabela ou o nome do respectivo compromisso, por exemplo "aula", "escola", "academia", "curso de inglês".

Passo 5: Se você ainda vai pra escola, quando chegar em casa, faça a famosa "matéria dada, matéria estudada", portanto, separe 1h ou 1h30 para cada uma, dependendo do grau de dificuldade da matéria, para que você tenha tempo de ler teoria, fazer exercícios e montar um resumo com base no que aprendeu. Se você faz cursinho ou estuda sozinho, por exemplo, pode dividir seu dia nas matérias que preferir, dando preferência em estudar uma humanas e uma exatas ou uma que seja leve e uma pesada, para que não desanime durante os estudos. Por exemplo, se das 7h às 13h você teve aula de história, física e literatura, quando chegar em casa, pegue uma hora para estudar cada assunto.

Passo 6: Para quem quer ir além, não estude apenas as matérias da escola, pegue 2 horas por dia e aproveite-as para estudar extras. Como assim? Estudar extras é estudar as matérias que você já viu, fazer revisão, fazer simulados, pegar outros exercícios da internet. Por exemplo, se você está no segundo colegial, use os extras para revisar as matérias do primeiro.

Passo 7: Estabeleça seus horários para descanso e para ler os livros obrigatórios dos vestibulares.

You didn't even dread the first day of school because of school supply shopping.:

Não deixe de estudar em um ambiente claro, que você tenha fácil acesso aos seus livros e que esteja sempre organizado. De preferência, estude em uma mesa para que não perca a atenção e deixe sempre o celular e o computador desligados.

Não vou disponibilizar o meu horário de estudos aqui, mas quem tiver interesse em ver e tiver alguma dúvida ou quiser uma melhor explicação sobre como eu faço e como funciona, é só me mandar um e-mail (meianoiteequinze@hotmail.com) e solicitar, ou entre em contato pela aba "contato" aqui no blog.

Não se esqueçam que a disciplina é a coisa mais importante dentro de um horário de estudos, mas que ter essa disciplina não significa cumprir todos os horários à risca. Os horários servem para você ter uma base daquilo que precisa cumprir no dia, mas não feche a apostila de física no meio de um exercício só porque acabou o tempo. Sente na sua mesa e pense consigo "só vou levantar quando eu tiver cumprido o meu dia". Pode fazer suas pausas, lógico, mas "só levante" quando tiver contente com seu desempenho e não espere que consiga estudar 10h por dia logo de cara. Vá com calma, respeite os seus limites e boa sorte.

Qualquer dúvida, é só deixar aqui embaixo ou mandar lá no e-mail, como já disse. Nos próximos posts, eu mostrarei como estudo e quais são minhas técnicas e vou indicar pra vocês alguns apps que estou amando e que estão me ajudando muito.
Boa sorte, galera!

Super beijo!
Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. Minhas aulas ja começam na semana que vem e preciso me organizar com o horário e conseguir manter.

    http://garotadosuburbio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas de estudo!
    Irei super aplicar por aqui por causa dessa correria que é estudar pro vestibular
    O bom é que no final vale a pena e dá super certo!

    Beijos
    http://www.maisdocequemell.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Como estão as coisas? Bom saber que tá dando certo os estudos por aí.
    Adorei saber como organizar o horário, eu sempre tento deixar uma meta de estudar 1 hora por dia.
    xoxo
    mutant-paradise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que dicas preciosas Fernanda, estou montando um cronograma de estudo e suas dicas vão me ajudar bastante! Só não pode perder o foco hein?!
    Beijos,

    http://blogcazamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, vai ajudar muito o pessoal que estuda :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  6. Fernanda eu costumo colocar no excel e depois imprimir e colar nos cadernos querida :D
    Boas sugestões !
    Beijinhos Jasmim ** | Blog da Jasmim | Fan Page Facebook - New | Instagram

    ResponderExcluir
  7. adorei as dicas www.mandaliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Confesso pra você que no serviço ainda consigo ser mais organizada, mas em casa, não consigo ter disciplina com horários, acabo sempre fazendo outras coisas do que já havia planejado :(

    bjs

    www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    ResponderExcluir
  9. O meu esquema de estudo e mais ou menos parecido com o que você apresentou no post :)
    Ótima dica :)

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Achei as dicas super válidas!
    Terminei a faculdade o ano passado e sei o quanto é importante saber se organizar!

    bjO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
  11. Que legal, adorei suas dicas. Com certeza a parte dos estudos é a mais importante, para termos sucesso nas nossas buscas :)

    Abraços
    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu preciso muito dessas dicas, estou totalmente perdida com os horários.
    Beijos
    www.garotaestelar.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, vou fazer uma tabela dessa, a disciplina realmente é fundamental.
    Beijos

    Dia de Spa

    Youtube


    ResponderExcluir
  14. Estou muito feliz por você estar tão esforçada com sua rotina de estudos, Fernanda. Tenho certeza que, no fim do ano, você vai ser recompensada com várias aprovações no vestibular! Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. É tão importante se organizar né?Até mesmo aqui para o blog eu me organizo porque senão não consigo fazer nada HSUAHSUHAUS


    Gostei do seu jeitinho <3


    ^^

    Beijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/
    E aí,curte poesia?Estou postando um livro lá no wattpad e juro que não vai morrer de tédio,ahahahah.
    https://www.wattpad.com/myworks/41195811-poesias-espalhadas

    ResponderExcluir
  16. É... ano de vestibular não é fácil! Lembro que, quando fiz cursinho, quase entrei em parafuso. Organizar o horário de estudo é EXTREMAMENTE importante, e levá-lo a risca é mais importante ainda. Mas olha, uma dica de quem já passou por isso: é crucial separar um tempo para "se desligar". Relaxar, ver série, sair com os amigos, o namorado, enfim. Qualquer coisa para esfriar os motores. Quando a gente ta no pique, não quer parar para essas coisas, quer dar conta de tudo. E se esgota e põe tudo a perder (experiência própria)

    Mas, com sua organização, você vai longe! hahahaha

    Boa sorte nessa etapa :)

    Beijo beijo
    www.saborabsinto.com.br

    ResponderExcluir
  17. Amei as dicas, semana que vem já é prova pra mim :/ tenho que me organizar haha

    Beijos!
    www.alinybeez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Se for comentar, não esqueça de deixar no final do seu comentário, o link do seu blog e das suas redes sociais para que eu possa visitar. Muito obrigada e volte sempre ♥