domingo, 12 de fevereiro de 2012

A estética da escrita

Tumblr_lz3ugvjzlr1qg0b8ro1_500_large

Oi, meus lindos. Como vão? Hoje vou falar sobre mais um assunto que vocês vão cansar de ler aqui, mas nunca vi em nenhum blog um post como esse e por isso, acredito que seja muito útil.
O que seria a estética da escrita, da literatura? Seria saber simplesmente escrever ou escrever de uma maneiro bonita? Segunda opção obviamente.

Estética é beleza e escrita são as palavras juntas formando certa sentença, então seria a beleza em palavras. Nem todo mundo sabe apreciar uma bela escrita, sai por aí falando que está tudo bom, sem ao menos observar direito o texto. A maioria das pessoas sabem escrever, mas usando essa técnica? Não. Vocês podem observar em livros grandes, livros de autores famosos como J.K. Rowling, Meg Cabot, Nicholas Sparks, L.J. Smith que é tudo detalhado, cada momento é mostrado com nitidez e com belas palavras, sabe aquelas difíceis que temos que ler com o dicionário aberto? Elas são as melhores. São as palavras que dão emoção a história.

Então, escrevam esteticamente, com palavras belas que demonstram realmente a emoção da história diante dos leitores, a literatura não existe sem a escrita e a escrita não existe sem as palavras e as palavras não existem sem estética. Agora vamos ver o que o wikipédia diz sobre isso.
Estética (do grego αισθητική ou aisthésispercepçãosensação) é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística; a idéia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo. (Via Wikipédia)
Pois então, nunca deixem de rever toda a história, mudar palavras, acrescentar detalhes e características marcantes, tudo muito bem feito, estética nas palavras (não é uma bíblia, são palavras bonitas). Espero que tenham entendido o que eu quis dizer e que apreciem e usem minhas poucas dicas.
Boa escrita a todos vocês e se tiverem escrevendo alguma web novela, livro ou qualquer outra coisa e precisarem de alguma ajuda, ou quer que eu leia, avisem e deixam o link aqui nos comentários.

Beijos, Fernanda.
Comentários
55 Comentários

55 comentários:

  1. É verdade, Fernanda, nunca tinha visto nenhum post com esse tipo de informação. Gostei! São dicas valiosas, afinal, quem não gosta de ler um bom texto?
    Beijos, linda!
    Layla, peacetime1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tento ao máximo escrever bem meus textos e como você sabe, a minha web. Admiro vários escritores principalmente J.K Rowling como você citou. Muitos acham que é só escrever qualquer coisa e tá bom mas não é bem assim...
    Amei o post!
    rascunho-errado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu já li muitos livros assim, onde o autor explica em minuciosos detalhes uma ação, pessoa ou objeto. Um exemplo disso é o livro "o lustre"- de Clarice Lispector. Bjs, Laila.

    PS: desculpe a ausencia
    PPS: lindo lay.

    ResponderExcluir
  4. Ah eu amo isso! O que dá a graça a um texto, a uma história são esses pequenos detalhes. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoro isso de escritas bonita, acho legal ver um blog que dê prazer de ler. Tem algumas fontes que dá vontade de desistir hahaha

    Kisses
    Ana
    meninasantenadas.tk

    ResponderExcluir
  6. Ah Fêr, você tem toda a razão! Sempre admirei textos belos e poéticos, sentimentais, carregados de figuras de linguagens, hmm, riqueza de detalhes... eu aprecio muito!
    Gostei da sua dica, sempre procuro fazer isso em redação, pois acho que a técnica de estética com certeza emociona mais!

    Ai flor, que bom que ajudei com o tutorial! *o* Agora já pode usufruir de cabeçalhos mapeados se quiser rs' *-*

    Beijão! Ótima semana!
    http://teenblogumblogpravoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Aliás, sempre acho que com seu jeito de escrever (tudo tão certinho) acaba sendo muito bem estético também!
    Parabéns!! =)

    ResponderExcluir
  8. Nada melhor que ler um livro com uma boa estética. Outro autor que escreve com muitos detalhes é o Rick Riordan, de Percy Jackson.
    Dá prazer de ler uma história bem feita, parece que você consegue sentir as emoções e passar pelos lugares que o personagem passa... incrível :3
    Beijos!

    http://herlovelyheart.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Que bom que você não tem medo, linda, mas vá com calma (:
    Um beijo :*
    Layla, peacetime1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernanda!
    Obrigada pela visita! Muito útil essa postagem, visto que hoje muitas pessoas sequer se preocupam em escrever corretamente. =S
    O que é lamentável! =P
    Se puder me passa seu msn porque tive uma ideia de uma parceria "diferente" que poderiamos fazer... Talvez vc goste.
    Bjoka

    ResponderExcluir
  11. Aaahh!!! Jah sou sua seguidora! =P
    Realmente adorei o blog!

    vaiearrebenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu acho super legal, você escrever um texto e detalhar o local onde se passa a trama... Acho interessante, também abusar de palavras e varia-las e não ficar repetindo a mesma coisa em todos os parágrafos! ;)
    Muito legal! Adorei o post!

    http://cinco-datarde.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Imagina! sem problemas! =P bjoka!
    vaiearrebenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca tinha visto esse tipo de post na blogosfera, suas dicas sao sempre boas Fer, UDASUHADS.

    Bjs,
    bnascimentooo.net.tc

    ResponderExcluir
  15. Uma boa dica! Uma estória por otima que seja, se o autor não souber como escreve-la, não irá atingir os leitores da maneira correta. Para mim, foi muito bom saber um pouco sobre isso, afinal, eu escrevo Fanfics, contos, poemas e etc.

    Enfim, muito obrigada por esse post informativo!

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Muito bom. Nunca tinha visto mesmo um post assim, e amei a ideia. Acho que essa tal de estética na escrita ta em falta na grande maioria dos textos. Pena haha
    ps: estou apaixonada pelo layout haha
    bj
    depois-da-primavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Achei muito interessante você falar sobre esse assunto, gosto de escrever e essas dicas são otimas para me ajudar mais e mais :D

    http://jackiiguimaraes.blogspot.com/

    Beijos :p

    ResponderExcluir
  18. É verdade, eu acredito que eu aprecio sim uma boa leitura a "estética", pois esse texto consegui ler sem cansar, já textos ruins não vejo o momento de terminar de ler, e ás vezes nem termino.
    Tem post novo: Pensamento sem fim

    ResponderExcluir
  19. Fernanda, gostei de ver! Isso é o que seria falar que o livro foi 'bem escrito?' Só pra ver se entendi rs


    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com - espero sua visita no meu cantinho rs

    ResponderExcluir
  20. Acho isso muito legal, as autoras conseguem ver você imaginar direitinho a cena, cada detalhe, é impressionante mesmo. Você tem razão, nunca ouvi ninguém falar sobre isso.....
    Beijos
    ourlifesanddreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Nossa, ótimo post. Acredito que até eu que faço muito texto ando precisando melhorar minha estética! Quanto mais eu releio, eu continuo na mesma, sempre tento deixar o mais "enriquecido" o possível haha
    Beijo
    http://ins--piracoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. NOSSA, FERNANDINHA TODA TRABALHADA NA NERDICE HGFKJHGJFHKGJFJ Amei o post vei, acho que saiu um pouco da rotina de blogs, tipo, o que geralmente postam.

    Tem post novo no meu blog! Confere lá?

    Bjonas e fique com Deus <3

    Camilla Martins - http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  23. NOSSA, muito obrigada pelos votos! De verdade, obrigada mesmo haha
    Sempre que precisar é só pedir (:

    bj
    depois-da-primavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Gostei de ver Fer! Eu acho que quando escolhemos melhor as palavras o ''público'' presta mais atenção na sua história, e entende melhor.
    Até Logo!

    www.coisasdejuheluly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Muito interessante esse post, Fer... Adorei! Amo uma escrita bem detalhada e tomo cuidado para não repetir palavras em frases muito próximas. São alguns cuidados que fazem o texto mais gostoso de ser lido :) Parabéns pela ideia!
    Beijo e ótima semana pra vc
     Just Carol

    ResponderExcluir
  26. Cara, entendo, eu sou medrosa nesse nível tbm hhaha beijos :*

    ResponderExcluir
  27. Amei o post. Quando o escritor escolhe bem as palavras, veemos que o público se interessa ainda mais.
    ótimo texto, Fer!

    Tem post novo, comenta?

    Beijos!
    www.stylistme.com

    ResponderExcluir
  28. Olá meninas!
    Sempre presto atenção na hora de escolher as palavras para redigir um post. Acredito que seja por essa razão que meus textos são meio poéticos, rs.
    O modo como esse post foi redigido ficou super bacana! Além disso, é uma excelente dica para quem quer melhorar a escrita.
    Tenham uma ótima semana!
    Beijoquinhas ;*

    Meu Blog: http://versosmudos.com

    ResponderExcluir
  29. Olá Fernanda!
    Sempre busquei escolher palavras bonitas para redigir meus textos. Acredito que seja por essa razão que tudo o que escrevo tem um ar mais poético.
    O modo como esse post foi redigido ficou super bacana! Além disso, é uma excelente dica para que as pessoas possam aperfeiçoar a escrita.
    Tenha uma excelente semana!
    Beijoquinhas ;*

    Meu Blog: http://versosmudos.com

    ResponderExcluir
  30. Nossa é aprimeira vez que eu vejo um post assim em um blog rsrs *--* mais é verdade mesmo essa parte que quando lemos um texto mal feito nao vemos a hora de acabar de ler rsrsrs *

    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Menina você não tem noção do animação da minha mãe ao ler teu comentário, ficou tão feliz *-*
    Falei com ela sobre a possibilidade de fazer um blog, mais ela preferiu ficar por aqui comigo,que bom \o/
    Ela mandou um abraço pra sua mãe e pra você *-*


    Semana do Carnaval: Com que roupa eu vou?
    http://pretapretinhablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oie querida!
    Adorei seu blog e desejo muito sucesso e que a cada dia ele cresça .
    E muita inspiração para vc continuar fazendo posts bem legais e conquistando seguidoras fiéis!

    Beijos =)
    Apenashaline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Nossa adooreei, acho que foi o post mais informatiivo que ja vi ate hoje ! parabéns ammg :]
    www.paradateen1.blogspot.com
    beijos

    ResponderExcluir
  34. Tipo, eu acho que, além de várias coisas, a ideia de post que vocês tem que fazem o tal sucesso. Como disseram, nunca tinha visto isso em nenhum blog. ;O

    É, eu procuro por palavras (mesmo que eu não sei), menos usado para as pessoas lerem e gostarem de poder descobrir elas ao longo da história. Como você disse, dá muito mais emoção a história, quando lemos em Crepúsculo, por exemplo, um vocabulário que, além de estarmos lendo o livro, também aprendemos com ele.
    Ótimo, perfeito, diwo, seduzente e lindo post. -n WUEWUEWUE
    Ah, Fer, pode deixar, que eu não vou abandonar o meu bloguito. Só se eu tiver um motivo bem grave, mas, o NSR tá na página de Parcerias dela, e eu ficaria triste em não ver lá. -q
    KKKKKKKK'

    Beeeeeeeeeeeeijos,
    Cla =B

    nemsemprerealidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. ADORO escrever. Sempre tento expor o que sinto pelas palavras. Anoto tudo em um caderno, arranco a folha e deixo minhas palavras queimarem e vegetarem sob a luz do sol (sério, eu queimo tudo depois de escrever. Daqui a uns dias vou tacar fogo no pc)

    xoxo, Ana C.
    http://ladylikeoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Esse aqui é o blog MN e 15 da Fer e da Lauraa ??
    OMG lindo de mooorres :0
    Perfeiiiiitoo o laay meeniinas :)
    ameei ameei *-*

    Muuito bom as dicas do post sobe escrita ;)Mais literatura não eh comigo hehe

    Kiss ♥

    http://fanideisi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Óia a pessoa dando aula de redação mano HAUHEUHAEUHUEHAUAEH SENTE O PODER -n

    Brincadeira, muito bom post Fer. Isso se aplica não só a livros, mas a pequenos textos e aos nossos lindos posts, claro. Ninguém merece ler um blog cheio de erros de ortografia e frases mal formuladas. Simplesmente NÃO DÁ vontade de ler, entende? Eu reviso meus posts umas 3316576873645 vezes antes de publicar, e ainda assim quando vou ler, vi que saiu uma palavra ou outra errada.
    Acho que o melhor jeito de se escrever um bom texto é praticando e, claro, lendo muito, pra aumentar cada vez mais o vocabulário.

    Hm, Viradouro? Acho que eu já ouvi falar. Vou procurar no Google \o/\o/
    Eu já te disse o nome da minha cidade né? PIN-DA-MO-NHAN-GA-BA. É, já assistiu Rau Gil? Ele manda as criancinhas falarem isso pra traumatizar elas HUAHUEHAU E todo mundo pensa que Pindamonhangaba não existe, mas existe. É engraçado!

    Enfim, chega de falar besteira. Vamos dormir que amanhã tem aula e bitches pra aturar. Em pensar que ainda é segunda-feira... E já ta todo mundo falando dessa droga de Carnaval. Um monte de gente maluca e suada pulando atrás de um trio elétrico. ME EXPLICA QUAL O SENTIDO CARA?

    muggle-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Fê, como sempre arrasando nos posts, hahah. Nunca tinha visto nada desse tipo, achei um post bem profissional e com dicas ótimas \õ
    Fê e Laura, está rolando um sorteio lá no blog de uma linda pulseira da loja @golem_golem, e é super fácil de participar, não vai perder essa oportunidade, né?!
    Te espero lá!
    Beijão,
    Delírios de Garota \ Sorteio com a @golem_golem

    ResponderExcluir
  39. É mesmo Fernanda, sempre por o belo em várias coisas faz bem. Tentar mudar palavrar ou reverter situações faz parte. Beijos, Kawanny s2
    http://wwwgertiegirlcom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Nunca tinha visto nenhum post com essa informação!É uma ótima dica.

    palavras-e-sentimentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Eu leio livros desses nomes grandes, que você citou Fer, como uma espécie de treinamento. É uma mentira de aprender, né? Não dá pra fazer um livro apenas com palavras "difíceis" mas são elas que dão um toque especial e ´nico para a história.
    Muito legal abordar esse assunto!

    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Oii Fer

    Eu acho super importante isso,é fundamental! Eu sempre releio e acrescento ou apago palavras,para que a compreensão seja facilitada (=

    Novo layout como prometido,confere? *--*

    www.blogmeianoite.com

    ResponderExcluir
  43. Votei em vocês lá no Perfeitinha haha.
    Tem post novo: Pensamento sem fim

    ResponderExcluir
  44. Ain fê. Éum assunto que nenhum blog tem quase, por isso é otimo de ser tratado, e vem cá quando abre as vagas das afiliações? Guarda vaga pá eu.

    http://saladadefrutasbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Queria muito ter o dom da escrita rsrs'
    Beijos ;*
    just-a-girl21.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Não gosto muito da J.K., acho alguns livros dela com linguagem meio infantil, e acho isso péssimo. Adoro o Stephen King, tanto que agora estou lendo um combinado de contos dele *-*

    Um beijo, L.
    miss-scd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Nossa flor, realmente nunca vi post como esse em nenhum blog e as dicas são super úteis até mesmo pra nós blogueiras! Adorei!
    www.belezadediva.blogspot.com

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  48. eu adorei muito aqui, o post é bem interssante! ja to seguindo! visita?
    http://sonhos-na-adolescencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  49. HAHAHAH! Cara, esse post foi perfeito para mim! ;) Daqui a pouco vou lançar um livro e estou muito ligada a essas coisas de escrita.

    Estou com um blog novo, passa lá e vê se gosta!

    http://infinitedreamsofiza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  50. Aw, de nada Fernandinha *-*

    CARA, NÃO QUEIRA TER MEU PROBLEMA DE SAÚDE HJKGFHGHJKG Sério.

    Bjonas e fique com Deus <3

    Camilla Martins - http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  51. estética na escrita, já vi textos com algo parecido, mas de um modo diferente. esse foi único mesmo.
    são dicas excelentes a serem seguidas. afinal, quem não gosta de ler um bom texto ? ²

    http://leideanediniz.blogspot.com ;*

    ResponderExcluir
  52. ai adorei saber mais sobre a Estética da Escita, to me sentindo até mais inteligente, hihi (:
    aadorei anjo.
    Beijos mil.
    Chiquissimas.tk

    ResponderExcluir
  53. Concordo com você Fernanda *-* é o primeiro blog que eu vejo falando sobre isso mais vale ressaltar,eu acho muito bonito mais as vezes tenho medo de usar e os leitores reclamarem >.< meu professor de inglês sempre le os meus posts e fica falando essas palavras "estranhas" que eu poderia ter usado rs

    xoxo;* @ItsLooh

    www.furadateen2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  54. O post foi mesmo muito interessante, nunca vi nenhum mesmo com esse assunto.
    Beijos ^^
    http://sou-loca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  55. Adorei seu post, super informativo '-' nada como um pouco de cultura né? :x
    beijos
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir

Se for comentar, não esqueça de deixar no final do seu comentário, o link do seu blog e das suas redes sociais para que eu possa visitar. Muito obrigada e volte sempre ♥