terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Combatendo inseguranças: Aparência

Oi meus amores, tudo bom com vocês?
Pare para ler esse post, não clique direto nos comentários. Quem sabe eu não posso ajudar? Ou te inspirar pra ajudar alguém que você goste? Esse assunto é clichê, mas é importante. 
Desde que me conheço por gente, os meus maiores medos chegam até mim por meio de inseguranças e eu cheguei a um certo momento da minha vida, que aprendi que devo me preocupar menos com isso, pra não me chatear, pra não ter vergonha de ser como sou de verdade, de ser feliz.

Esse já é um tema batido? Com certeza, mas nem por isso devemos parar de falar sobre ele, porque mesmo depois de ter lido muitos artigos, de ter visto muitos filmes , eu ainda senti e confesso que ainda sinto, uma vez ou outra, esses sentimentos horríveis que fazem a gente deixar de fazer muita coisa. E aposto que existem pessoas que são como eu por aí e vocês são o meu público de hoje.

Como esse não é um probleminha pra segundo plano, resolvi dividir ele em várias partes e a primeira dele é beleza. E quando a gente ta inseguro com a aparência? Como faz, Fer?

Eu estou é falando de beleza exterior mesmo, ta? Eu sei que pouca gente trata sobre isso porque "beleza é questão de gosto", porque "todas as pessoas são bonitas como são", "cada um é bonito de um jeito diferente", e isso tudo são grandes, GRANDES mesmo, verdades que ouvimos no nosso cotidiano quando estamos tristes, quando achamos que outra pessoa é melhor ou mais bonita que a gente. Acredite, já ouvi muito. A questão é a seguinte: quando, normalmente, estamos inseguras quanto a nossa aparência, é porque estamos comparando com a de outra pessoa. Vou comprovar isso, sabe como? Imagine se houvesse apenas uma pessoa no mundo. Não teria como ela se sentir feia, insegura, inferior a alguém, porque não tem mais ninguém pra ela comparar. E você? Aposto que tem muita gente!

Insegurança Medo:
https://www.pinterest.com/pin/158048268150626409/

Sempre tem aquela pessoa que a gente vai achar que tem a pele mais lisinha, o cabelo mais brilhante, mais sedoso, os dentes mais brancos e mais certinhos, o corpo mais magro ou o corpo mais marombado que o nosso. SEMPRE vai ter. E sempre tem mesmo, afinal, somos pessoas diferentes em um país como o Brasil, onde a diversidade é a nossa marca registrada.

A questão é que isso não significa que essas pessoas são mais bonitas ou melhores que você de alguma forma. A questão é que ser você é o mais bonito, o mais elegante, o mais encantador que tem. Em um mundo onde todos querem ser iguais, você, com todo o seu jeito, independente de como ele for, vai ser o destaque, e você vai conseguir se sentir bem e feliz do jeito que você é.

MEU DEUS, como isso é clichê, Fernandaaa! Eu também pensei muito isso antes de fazer o post. Como vou fugir do clichê sendo que esse assunto é sempre tratado de forma igual? Eu também não sei responder a essa pergunta, mas acho que a essência é fazer com que tudo isso entre na nossa cabeça, de forma tão profunda que não seja mais capaz de sair. Quando eu passo toda essa ideia pra vocês, eu sinto que está entrando na minha também e que assim vou ser capaz de poder lidar com minhas inseguranças.

Mesmo que eu não tenha a pele lisinha, os dentes mais lindos do mundo, um cabelo considerado "bom" e seja desprovida de um corpasso, eu sou feliz. Tenho ao meu redor todas as coisas que eu amo e preciso pra ser uma pessoa feliz, e tenho as mesmas oportunidades que uma pessoa considerada lindíssima tem, porque isso, na verdade, depende só de mim. De eu mesma me sentir poderosa, de eu mesma sentir que eu posso alcançar tudo o que eu quero, com a aparência que eu tenho, que é linda, que é maravilhosa, que é perfeita aos olhos daqueles que enxergam bem.

É tão fácil se comparar aos outros, achar que não tem nada. É tão fácil se achar feia, olhar no espelho e não gostar do que vê. Difícil mesmo é aceitar quem é, aceitar o que você tem de melhor e o que você pode fazer para se tornar cada dia melhor pra si mesmo.
Pensa comigo: se existem tantas pessoas diferentes, cor de pele diferentes, cabelos diferentes, sendo a textura ou a cor, olhos diferentes, formatos de corpos diferentes, olhares diferentes, como é que pode existir só esse jeito único que você se compara tanto pra ser o bonito?
Como é que pode esta ser a aparência que mais agradam os olhos das pessoas, sendo que existem TANTAS no mundo?

"Numa sociedade que lucra com a nossa insegurança, gostar de si mesma é um ato de rebeldia":
https://www.pinterest.com/pin/435160382722881528/
"Em uma sociedade que lucra com nossa insegurança, gostar de si mesmo, é um ato de rebeldia."

É normal as pessoas quererem falar que as mulheres de cabelo liso, magras, mas com corpão, com olhos claros e cílios gigantes são as mais gatas? É normal você ficar olhando as fotos no instagram e querer ser elas? É normal você tentar mudar quem você é pra tornar isso realidade?
TUDO isso é normal, mas não é correto e nem chega perto de ser.

Sou magrela MESMO, tenho cabelo enrolado MESMO. Posso fazer academia pra ganhar um corpo "perfeito"? Posso, se eu for fazer isso pra me sentir bem. Posso alisar o cabelo para não ter que me preocupar com o cabelo cacheado? Posso, se eu for fazer isso pra me sentir bem.
Posso fazer qualquer uma dessas coisas pra me encaixar em uma sociedade ridícula que impõe quem devemos ser e como devemos ser? Não. Eu faço isso? Não. Isso não é legal, não é certo e meu dever aqui é mostrar pra vocês a importância da sua opinião própria, da sua vontade própria, do que você mesmo acha de você e de como você pode transformar sua vida depois de perceber que você é a mudança da sua vida, você é sua própria mudança.

Quantas vezes eu já não cheguei em casa triste por pensar que não era bonita o suficiente para o mundo? E fiz as pessoas que mais se importam comigo no mundo perderem horas tentando me explicar exatamente o que estou tentando explicar pra vocês. Eu quero ser a pessoa que se importa com vocês no mundo, porque eu já passei por isso e hoje eu sei, que sou bonita, que sou especial e que cada um de vocês também é. Cada um do seu jeito.

Não sei se isso pareceu a coisa mais clichê que vocês já viram na vida, mas jogar minhas maiores inseguranças em uma página da internet não foi fácil, e aposto que pra vocês, deixá-las para trás vai ser mais difícil ainda, mas eu espero ter ajudado. Espero ter feito vocês verem que o que realmente importa é a sua opinião sobre você mesma. Se você estiver feliz com o que vê, os outros também estarão e é com esse amor próprio que você deve trabalhar.

Um super beijo, fiquem com Deus e me desculpem pelo texto extenso.

Não deixem de me seguir nas redes sociais, estou sempre no instagram, na fan page do blog, no twitter e no canal do youtube.

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Fer, pode até ser clichê abordar esse assunto, mas é muito importante também.
    Não que eu seja a pessoa mais feliz do mundo com minha aparência, mas saiba que sofri muito por conta disso. Acredito já ter contato no blog, inclusive. De sonhar em ter o corpo perfeito até chegar no início de uma bulimia. Acredita? Pois é, eu também custo a acreditar que deixei que a sociedade fizesse isso comigo.


    beijos e feliz ano novo
    http://jurodemindinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto e com certeza é preciso falar mais sobre esse assunto clichê porque são através de textos que a gente acaba recebendo aquela carga de confiança que se foi, pelo menos comigo é assim. A sociedade acaba fazendo isso com a gente, dizem que aquele é o padrão de beleza e quem não tem isso acaba se sentindo rebaixado muitas vezes então temos que recarregar nossa autoestima todos os dias e não nos deixar abalar pelo que os outros falam.

    http://garotadosuburbio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Perfeito o texto Fer! Clichê o assunto? Não sei não... vira e mexe nunca continuamos a mesma para a vida toda. Podemos hoje aprender algo e pratica-lo amanhã, e não é que durante um tempo o praticou que não retornará a ter o mesmo problema. Então penso que coisas boas devem ser repetidas sempre até absorvermos por completo.
    É gostoso visitar um blog e ver que a autora divide as angústias da vida dela com os leitores, que podem melhorar a partir da leitura dela.

    Adorei: "Em uma sociedade que lucra com nossa insegurança, gostar de si mesmo, é um ato de rebeldia."

    Parabéns pelo blog, está lindo e com conteúdo fabuloso.
    Já curti a fanpage, e estou seguindo o blog. Será um prazer revisitá-la a cada nova atualização.
    Quando puder dá uma passada lá no meu cantinho (blog) e se gostar me siga também!

    Beeeijos!
    http://www.kerlsfreire.blogspot.com/
    @kerlsk

    ResponderExcluir
  4. Acho importante ter uma boa aparência porém, se a gente não alimentar nossa essência nada vai adiantar. Quem tiver que gostar de você, vai gostar pelo que você. Pelos seus valores, seu caráter e sua personalidade
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com/

    ResponderExcluir
  5. Bem legal o assunto, e assim, eu fiz o BC, mas antes disso meu cabelo estava com aquela parte cacheada e a outra lisa, ou seja... sempre via as pessoas me olhando de uma forma diferente por isso, mas aí pensei "VOU ACABAR COM ESSA PALHAÇADA LOGO kkkk) e cortei meu cabelo curtinho, e fim ♥ to amando meu cabelo assim, do jeitinho que está.
    Beijos.
    Julieta sem Romeu

    Se inscreva no meu canal no Youtube!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Fêr, antes eu era muito insegura, com tuuudo eu ficava com medo. Medos do tipo: "E se as pessoas não gostarem de mim?" " E se eu fizer algo de errado?" " E se eu parecer ridícula?"
    Hoje eu aprendi muito a me aceitar, me amar mesmo. Não ligo muito pra opinião de algumas pessoas, aprendi a formar a minha própria opinião e defendê-la, não importando o que os outros vão pensar. Sou mais confiante, mais certa nas escolhas. E foi depois que tomei essa iniciativa que muitas coisas boas foram surgindo em minha vida, sabe?
    Sobre meu corpo? Sou um padrão me menina magra sabe, que a sociedade reproduz. mas ainda não estou no MEU padrão de corpo ideal, mas chego lá ;)
    EU ME AMO - Obrigada, de nada! rsrs

    Super beijo!
    www.anaportoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa, arrasou! Sou totalmente insegura de mim mesma, mas tenho várias imagens salvas no meu celular, que servem de motivação. Ninguém é mais que ninguém e amor próprio é uma das melhores coisas. Belas palavras.
    xoxo
    Boa passagem de ano ♥
    mutant-paradise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Um bom texto :) Desejo te um Bom Ano Novo
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Se for comentar, não esqueça de deixar no final do seu comentário, o link do seu blog e das suas redes sociais para que eu possa visitar. Muito obrigada e volte sempre ♥